Futuro: A Minha Decisão de Faculdade

7353772180_0e4dc164e3_o

Hoje decidi escrever para vocês, leitores, como foi a minha decisão de faculdade. Já que nesse ano estou no 3°ano do Ensino Médio e irei prestar vestibular no final do ano. E claro, que como todo mundo, estou a cada segundo pensando sobre o meu futuro, vestibulares…E vivendo ansiosa.

Bem, no ano passado, eu ainda não tinha ideia de qual graduação iria prestar, ou se eu queria fazer uma faculdade mesmo ou se iria procurar um emprego e fazer um curso ao mesmo tempo… Não sei! Eu estava completamente perdida em relação a isso. No entanto, os meus pais sempre me deram um suporte, dizendo que me apoiariam em qualquer decisão minha, ao menos que eu cumpra duas condições: “Que eu fizesse aquilo que amo, e fosse a melhor naquilo que faço.” Acho, que essas duas frases nunca sairão da minha cabeça, já que servirão como inspiração para o resto da minha vida, e força para seguir em frente, pois sei que em qualquer decisão que eu tomasse terei o apoio dos meus pais, e isso para mim, já basta.

Então, no finalzinho de 2014 e começo de 2015, decidi fazer psicologia, já que me identifiquei em muitos aspectos da área. Sempre gostei de filosofia, sociologia, de entender a mente humana, as pessoas sempre pediam e gostavam dos meus conselhos … Esses assuntos me chamavam a atenção, porém, em todo momento que alguém me perguntava se eu já tinha decidido a minha graduação sempre rolava um ponto de interrogação na minha cabeça: “Será que é isso mesmo que quero fazer da minha vida?”; “Daqui a 10 anos estarei feliz e satisfeita em relação a minha vida profissional?”. A todo o momento essas perguntas apareciam na minha cabeça e a vontade de estudar/se aprofundar sobre psicologia diminuía a cada dia. E foi aí, que desisti da ideia de graduar psicologia e buscar outros horizontes.

Uma coisa é certa, sempre tive certeza: “Sou de humanas, e NUNCA exatas!” Sei que isso possa soar um pouco impactante e tal, mas pelo menos isso, eu sei sobre mim. Não sou péssima em exatas, mas essa área numa me deu prazer ou alegria quando eu estou estudando – ao contrário das minhas amigas, que amam química, física e matemática, URGH!!.

Desde pequena amava as disciplinas de humanas, principalmente história, filosofia, artes… Sempre tive muita facilidades com elas. E foi a partir de uma reflexão, que notei uma paixão oculta que a todo momento me acompanhou e aos poucos foi aparecendo: O amor pela arte! Mas entenda bem, é o amor pela história da arte. E para quem já estudou ou estuda, dá para perceber que a arte sempre esteve envolvida com muitos fatos históricos, na literatura, na cultura, filosofia…Enfim, tudo que amo!! Hahahaha E a partir do momento que decidi graduar história da arte, eu sentia confiança, alegria e amor em dizer essa escolha para as pessoas…E isso não ocorria na “época da psicologia”. Então, acho que é nesses momentos que as pessoas conseguem ver o propósito delas estarei aqui na Terra… Quando existe brilho nos olhos no momento que, estamos falando sobre naquilo que gostamos de fazer, sem medo de ser feliz.

Às vezes, também me pego pensando: “E se eu desistir?? Se eu estiver cursando um faculdade, abandoná-lo e partir pra outra??” A resposta é: Normal. É muito difícil decidir tão cedo – aos 16, 17, 18 anos –  o que fazer para o resto da minha vida, e com certeza esse fato é um grande peso pros jovens, mas as pessoas devem encarar isso como um desafio e enfrentá-lo aos poucos. Têm pessoas que só descobre o que gosta aos 40 anos de idade, outras aos 5. Cada um é cada um. Mas o único conselho, que as pessoas deviam seguir é fazer aquilo que ama, que dê prazer de verdade. Se não for o caso, com certeza haverá uma insatisfação pelo resto da vida…Não haverá motivação para acordar todo dia de manhã e trabalhar em algo que não lhe agrade. Então, pare e pense sobre isso. Faça aquilo que ame, e não o que querem que você faça. ou que lhe dará muuuito dinheiro,mas você não goste. Siga seus sonhos!!

Espero que vocês tenham gostado de como foi a minha decisão, e no final a minha reflexão. E se quiser me acompanhar no meu dia a dia é só me seguir nas minhas redes sociais:

Twitter/Instagram/Kiwi: @misscamilafanin | Snapchat: camilafanin  Facebook: fb.com/camilafaninmiss  | Tumblr: vermilion-root-gates.tumblr.com/

Até o próximo post!!

Um comentário sobre “Futuro: A Minha Decisão de Faculdade

Deixe um comentário